Teste seus conhecimentos através do quiz abaixo. Ele inclui todas as questões objetivas da última prova do Enade para o curso de Ciências Econômicas. Ao final, confira o resultado.
Questão 1 (formação geral):

A urbanização no Brasil registrou marco histórico na década de 1970, quando o número de pessoas que viviam nas cidades ultrapassou o número daquelas que viviam no campo. No início deste século, em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da população brasileira já era urbana.

Considerando essas informações, estabeleça a relação entre as charges:

Com base nas informações dadas e na relação proposta entre essas charges, é CORRETO afirmar que






Questão 02 (formação geral):

Leia o gráfico, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período:

Leia a charge:

Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?






Questão 3 (formação geral):

O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número alarmante de 12 bilhões por ano no Brasil.

Veja o slogan dessa campanha:

O possível êxito dessa campanha ocorrerá porque

I. se cumpriu a meta de emissão zero de gás carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais.
II. deixaram de ser empregados, na confecção de sacolas plásticas, materiais oxibiodegradáveis e os chamados bioplásticos que, sob certas condições de luz e de calor, se fragmentam.
III. foram adotadas, por parcela da sociedade brasileira, ações comprometidas com mudanças em seu modo de produção e de consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade.
IV. houve redução tanto no quantitativo de sacolas plásticas descartadas indiscriminadamente no ambiente, como também no tempo de decomposição de resíduos acumulados em lixões e aterros sanitários.

Estão CORRETAS somente as afirmativas






Questão 4 (formação geral):

Leia o trecho:

O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal).

GOHN, 2003.

É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho






Questão 5 (formação geral):

O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza.

Entre essas iniciativas e suas consequências, é INCORRETO afirmar que






Questão 6 (formação geral):

Leia o trecho:

O sertão vai a Veneza

Festival de Veneza exibe “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, feito a partir de uma longa viagem pelo sertão nordestino. [...] Rodaram 13 mil quilômetros, a partir de Juazeiro do Norte, no Ceará, passando por Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas, improvisando dia a dia os locais de filmagem. “Estávamos à procura de tudo que encetava e causava estranhamento. Queríamos romper com a ideia de lugar isolado, intacto, esquecido, arraigado numa religiosidade intransponível. Eu até evito usar a palavra ‘sertão’ para ter um novo olhar sobre esse lugar”, conta Karim.

A ideia era afastar-se da imagem histórica da região na cultura brasileira. “Encontramos um universo plural que tem desde uma feira de equipamentos eletrônicos a locais de total desolação”, completa Marcelo.

CRUZ, Leonardo. Folha de S. Paulo, p. E1, 05/09/2009.

A partir da leitura desse trecho, é INCORRETO afirmar que






Questão 7 (formação geral):

Leia o planisfério, em que é mostrada uma imagem noturna da superfície terrestre, obtida a partir de imagens de satélite:

Com base na leitura desse planisfério, é CORRETO afirmar que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa






Questão 8 (formação geral):

Leia os gráficos:

Relacione esses gráficos às seguintes informações:

O Ministério da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil não só produz mais da metade dos livros do continente americano, como também tem parque gráfico atualizado, excelente nível de produção editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do país estejam nas mãos de 16% da população.

Para melhorar essa situação, é necessário que o Brasil adote políticas públicas capazes de conduzir o país à formação de uma sociedade leitora.

Qual das seguintes ações NÃO contribui para a formação de uma sociedade leitora?






Questão 11 (formação específica):

O elemento que expressa a diferença entre Produto Interno Bruto (PIB) e Produto Nacional Bruto (PNB) é denominado






Questão 12 (formação específica):

O balanço patrimonial de uma empresa é um documento composto de duas listas: a do Ativo e a do Passivo. Considere o balanço patrimonial (em R$ milhões) da empresa Zupra, em 31 de dezembro de 2008:

O capital próprio da entidade é calculado pela fórmula






Questão 13 (formação específica):

A escola de pensamento clássico teve contribuições de economistas notáveis como Adam Smith, Thomas Robert Malthus, Jean-Baptiste Say, David Ricardo e John Stuart Mill, entre outros.

A esse respeito, considere as afirmativas:

I. Para Adam Smith, os agentes econômicos, em busca de seus próprios interesses, acabam promovendo o bem-estar de toda a comundiade, como se uma mão invisível orientasse todas as decisões da economia.
II. David Ricardo afirma que a distribuição do rendimento da terra é determinada pela produtividade das terras mais ricas.
III. De acordo com a lei de Say, a procura cria sua própria oferta.
IV. Para Malthus, a população cresce segundo progressão geométrica enquanto os meios de subsistência crescem segundo progressão aritmética.

Estão CORRETAS somente as afirmativas






Questão 14 (formação específica):

A economia política marxista representa, hoje, um corpo teórico complexo, por vezes controverso.

Apesar disso, é CORRETO afirmar que, sob o ponto de vista de Marx,






Questão 15 (formação específica):

A Revolução Industrial Inglesa, no século XVIII, constitui um dos marcos decisivos do nascimento do mundo contemporâneo. Pode ser considerada, em boa medida, a expressão inicial de uma nova forma de sociedade, a do capitalismo industrial.

Em relação a esse evento, considere as afirmativas.

I. A Revolução Industrial na Inglaterra foi precedida por mais de um século de desenvolvimento econômico razoavelmente contínuo, o que foi um dos fatores importantes para a proeminência do país na industrialização.
II. A indústria do algodão beneficiou-se, logo no início das inovações tecnológicas surgidas no final do século XVII, e ao longo da primeira metade do século XVIII, no campo da mecânica e da termodinâmica, base da máquina a vapor.
III. Os primórdios da Revolução Industrial não foram tecnicamente muito desenvolvidos, o que minimizou os requisitos básicos de qualificação, de capital, de volume de negócios ou de organização e de planejamento governamentais.
IV. Até cerca de 1840, o ferro e o carvão aumentaram sua participação na economia inglesa, mas sem um aspecto revolucionário. Era o algodão que ainda dominava a cena industrial, pois bens de consumo têm mercado de massa, mesmo em economias pré-capitalistas. Os bens de capital, por sua vez, têm mercado de massa somente em economias industrializadas.

Estão CORRETAS somente as afirmativas






Questão 16 (formação específica):

Os efeitos da Crise Mundial de 1929 foram transmitidos à economia brasileira pelo comércio internacional.

No que se refere aos primeiros anos da década de 1930, é CORRETO afirmar que






Questão 17 (formação específica):

Entre meados da década de 1930 e a crise da dívida externa, em princípios da década de 1980, prevaleceu na América Latina, em particular no Brasil, o chamado modelo de desenvolvimento por substituição de importações.

São características desse modelo:

I. perda do papel estratégico das exportações no processo de crescimento econômico;
II. alto grau de participação do setor público na economia, inclusive como promotor do processo de desenvolvimento socioeconômico;
III. redução do elevado grau de concentração de renda herdado do modelo de crescimento primário exportador;
IV. inflação crônica resultante do desequilíbrio permanente das finanças públicas.

Estão CORRETAS somente as afirmativas






Questão 18 (formação específica):

O desempenho da economia brasileira nos anos 1970 foi, em grande parte, condicionado pelo II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), o mais importante e concentrado esforço desde o Plano de Metas do presidente Juscelino Kubitschek, para promover modificações estruturais na economia brasileira.

PORQUE

O II Plano Nacional de Desenvolvimento contribuiu para aumentar a capacidade geradora de energia elétrica no país, buscando viabilizar a expansão da produção de bens com elevado conteúdo energético, como o alumínio, e permitiu a substituição de importações no setor de bens de consumo de luxo.

A partir da leitura dessas afirmativas, é CORRETO afirmar que






Questão 19 (formação específica):

A política econômica implementada de julho de 1994 a janeiro de 1999, sob a égide do Plano Real, trouxe importantes consequências para a economia brasileira nesse período.

A esse respeito, considere as afirmativas:

I. A política adotada foi exitosa na estabilização de preços, apoiando-se, principalmente, a abertura comercial e financeira, na valorização cambial e em elevadas taxas de juros.
II. A política adotada impediu o crescimento da dívida mobiliária federal por meio da privatização acelerada das empresas estatais.
III. A política adotada tornou a balança comercial deficitária no período 1995-98.
IV. A política adotada trouxe como consequência altas taxas de crescimento da economia brasileira.

Estão CORRETAS somente as afirmativas






Questão 20 (formação específica):

Os 81 aprovados em um vestibular, todos com notas distintas, foram distribuídos em duas turmas, de acordo com a nota obtida no concurso: os 41 primeiros foram colocados na turma A, e os 40 seguintes, na turma B. As médias das duas turmas no concurso foram calculadas. Depois, no entanto, decidiu-se passar o último colocado da turma A para a turma B.

Com esse procedimento, é CORRETO afirmar que






Questão 21 (formação específica):

Carlos está iniciando a apresentação de seu novo projeto para sua equipe e dispõe de 10 CDs novos, sendo que apenas um deles contém o arquivo preparado no dia anterior. Como Carlos se esqueceu de assinalar o CD que contém o arquivo, ele precisa escolher aleatoriamente o CD para iniciar a apresentação. Carlos deixou cair o primeiro CD escolhido, inutilizando-o para leitura.

Qual é a probabilidade de que o arquivo esteja contido no segundo CD escolhido aleatoriamente por Carlos?






Questão 22 (formação específica):

Dados três eventos aleatórios A = {o preço da gasolina subir}, B = {o real desvalorizar} e C = {a taxa Selic subir}, a interpretação da igualdade entre tais elementos é:







Questão 23 (formação específica):

A função logarítmica para pode descrever uma série de fenômenos em economia, como por exemplo, a relação entre insumo e produto em uma tecnologia que empregue o insumo em quantias maiores que um.

Quanto às propriedades apresentadas por essa função, é CORRETO afirmar que







Questão 24 (formação específica):

Considere o modelo de regressão linear múltipla, com variável dependente y e variáveis explicativas x1, x2, ..., xk, que pode ser expresso como



no qual ℇt significa o fator de erro e t = 1, 2, ..., no índice relativo às observações amostrais.

É CORRETO afirmar que o modelo clássico de regressão linear ou modelo de Gauss de regressão linear supõe que






Questão 25 (formação específica):

Considere o modelo de regressão linear múltipla, com variável dependente y e variáveis explicativas x1, x2, ..., xk, que pode ser expresso como



em que ℇt significa o fator de erro e t = 1, 2, ..., no índice relativo às observações amostrais.

Nesse modelo,

I. o alto grau de multicolinearidade torna imprecisas as estimativas dos parâmetros populacionais baseadas no método de mínimos quadrados.
II. o erro de especificação por inclusão de variável explicativa irrelevante torna tendencioso o estimador de mínimos quadrados dos parâmetro populacionais.
III. satisfeitas as hipóteses do modelo clássico de regressão linear, segue-se que os estimadores de mínimos quadrados são consistentes e têm mínima variância entre todos os estimadores lineares não tendenciosos.
IV. ao se incluir uma varivável explicativa irrelevante num modelo de regressão linear múltipla, o valor de r2 ajustado não se elevará de forma significativa, mesmo que aumente o valor de r2.

Estão CORRETAS somente as afirmativas






Questão 26 (formação específica):

Considere as afirmativas:

I. Segundo a função consumo keynesiana, os gastos em consumo dependem diretamente do comportamento da renda corrente.
II. De acordo com o princípio da equivalência ricardiana, um aumento do déficit orçamentário corrente do governo promove uma elevação no nível de atividade econômica.
III. Para a teoria da renda permanente (Friedman), os consumidores maximizam sua utilidade, ao manter um padrão estável de consumo e, portanto, não ajustam seus gastos em consumo, quando ocorrem alterações consideradas transitórias na renda.

É CORRETO somente o que se afirma em






Questão 27 (formação específica):

Caso o investimento agregado se torne mais sensível a flutuações na taxa de juros, haverá alteração na inclinação da curva IS, conforme ilustrado nestes gráficos:



Com o auxílio do modelo IS/LM, quais as consequências de tal alteração quanto à eficácia das políticas fiscal e monetária para afetar o produto?






Questão 28 (formação específica):

Tomando-se como referência o modelo dos novos clássicos e dos novos keynesianos, é CORRETO afirmar que






Questão 29 (formação específica):

Segundo o modelo de crescimento de Solow, é CORRETO afirmar que






Questão 30 (formação específica):

Na economia moderna, o setor financeiro, de extrema complexidade e sofisticação, assume grande importância. A crise atual, por exemplo, originou-se no segmento de créditos de segunda linha (subprime) do mercado de hipotecas habitacionais dos Estados Unidos e se propagou para todo o mundo.

Assinale a alternativa CORRETA em relação às operações e às instituições do setor financeiro.






Questão 31 (formação específica):

Desde meados da década de 1980, por influência do Fundo Monetário Internacional, tornou-se popular, no Brasil, o conceito de Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP) e, com ele, os conceitos derivados de superávit/déficit primário, superávit/déficit operacional e superávit/déficit nominal.

Assumindo-se que, em razão da crise econômica, a taxa de variação do PIB do Brasil, em 2009, seja nula e que a inflação fique próxima da meta, pode-se dizer que, em 2009, a relação dívida/PIB necessariamente permanecerá a mesma, caso






Questão 32 (formação específica):

A elasticidade-preço da demanda captura a resposta da demanda de um determinado bem ou serviço às variações em seu preço.

A elasticidade tende a ser maior






Questão 33 (formação específica):

Considere um consumidor com renda e preferência pelos bens I e II, representada pela função de utilidade .

Se o preço do bem I é o dobro do preço do bem II, o consumidor






Questão 34 (formação específica):

Com respeito ao monopólio, considere as afirmativas:

I. Existe um incentivo para o monopolista realizar discriminação de preços.
II. Se o monopolista puder cobrar preços diferentes em dois mercados distintos, ele cobrará um preço mais baixo no mercado com demanda menos elástica.
III. O nível de produção que maximiza o lucro de um monopólio é inferior ao nível de produção que maximiza a soma dos excedentes do consumidor e do produtor.
IV. No caso extremo de discriminação de preços, as perdas decorrentes do peso morto do monopólio seriam eliminadas.

Estão CORRETAS somente as afirmativas






Questão 35 (formação específica):

Dois indivíduos planejaram almoçar juntos para realizar uma negociação, sem saber ao certo se iriam se encontrar no restaurante A ou B. Caso eles se encontrem no restaurante A, poderá aproveitar o bom ambiente proporcionado pelo restaurante e fechar um bom negócio. Por outro lado, o restaurante B não proporciona um bom ambiente e compromete, de certo modo, a negociação. O problema é que eles não estão conseguindo se comunicar para acertar o local do encontro e, caso esse encontro não ocorra, não poderá fechar o negócio.

A situação é descrita e ilustrada neste jogo:



Com respeito ao(s) equilíbrio(s) desse jogo, verifica(m)-se






Questão 36 (formação específica):

Um dos mais famosos modelos explicativos do comércio internacional foi desenvolvido por Eli Filip Heckscher (1879-1952) e seu aluno, Bertil Ohlin (1899-1979), conhecido como modelo Heckscher-Ohlin. O teorema de Heckscher-Ohlin, inicialmente construído para dois países que produzem os mesmos bens e utilizam dois fatores de produção (capital e trabalho), basea-se em hipóteses fundamentais diversas.

Dentre as hipóteses enumeradas, assinale aquela INCOMPATÍVEL com os resultados desse teorema.






Questão 37 (formação específica):

Em razão da diversidade de teorias do valor e da distribuição, das hipóteses relativas ao regime de concorrência e de perspectiva (se micro ou macroeconômica), existem diferentes modelos explicativos do comércio internacional.

Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que









Atenção: a prova inclui ainda seis questões discursivas. Veja os casos aplicados em 2009 e o padrão de respostas que foi divulgado:
Questão 10 (formação geral) – Leia o trecho:

Quais as possibilidades, no Brasil atual, de a cidadania se enraizar nas práticas sociais? Essa é uma questão que supõe discutir as possibilidades, os impasses e os dilemas da construção da cidadania, tendo como foco a dinâmica da sociedade. Antes de mais nada, é preciso dizer que tomar a sociedade como foco de discussão significa um modo determinado de problematizar a questão dos direitos. Os direitos são aqui tomados como práticas, discursos e valores que afetam o modo como as desigualdades e diferenças são figuradas no cenário público, como interesses se expressam e os conflitos se realizam.

TELLES, 2006. (Adaptado)

Na abordagem salientada nesse trecho, qual direito social você destacaria para diminuir as desigualdades de renda familiar no Brasil? Apresente dois argumentos que deem suporte à sua resposta.

Questão 38 (componente específico) -

Os diferentes planos de estabilização implementados no Brasil, a partir de meados dos anos 1980, foram influenciados pela concepção de inflação inercial.

a) Como a inflação inercial foi enfrentada, quando da implementação do Plano Cruzado (1986)? (Valor: 5 pontos)

b) Como a inflação inercial foi enfrentaa, quando da implementação do Plano Real (1994)? (Valor: 5 pontos)

a) No Plano Cruzado, a inflação inercial foi enfrentada com a adoção do chamado “choque
heterodoxo”, que previa dentre outras medidas:

a) a reforma monetária, criando um novo padrão monetário nacional, o cruzado;
b) congelamento geral de preços;
c) regras específicas para conversão de salários;
d) desindexação da economia, com extinção da ORTN e criação de uma tabela de conversão
(tablita);
e) gatilho salarial.

b) No Plano Real, a inflação inercial foi enfrentada com a desindexação da economia por meio
de:

a) introdução de uma moeda indexada, sendo para isso criado um padrão estável de valor
denominado Unidade Real de Valor (URV);
b) reforma monetária que criou uma nova moeda de curso legal (o Real);
c) âncora cambial;
d) condições de emissão e lastreamento da nova moeda para garantir a sua estabilidade;
e) dentre outras medidas.

Questão 39 (componente específico)

A preparação para os Jogos Olímpicos de 2016 terá impactos econômicos importantes, em virtude dos investimentos públicos e privados que serão realizados. De fato, pode-se argumentar que os efeitos econômicos serão bem maiores que os valores que serão inicialmente gastos. A partir do modelo keynesiano simples para uma economia fechada e com governo, o que ocorre com o produto de equilíbrio, quandos os gastos públicos se elevam em R$ 1,00?

Os gastos realizados na preparação dos Jogos Olímpicos terão um impacto ampliado sobre a renda nacional, segundo o modelo keynesiano simples. Tal fato pode ser explicado pelo chamado “multiplicador”, que indica que o aumento em $1 em qualquer componente autônomo da demanda agregada (neste caso, investimentos públicos), acarreta elevação superior a $1 na renda. Quanto maior a propensão a consumir, maior será o multiplicador.
Questão 40 (componente específico)

Em março de 2009, o governo federal anunciou um aumento para as alíquotas do IPI e do PIS e Cofins sobre a indústria de tabaco produtora de “cigarros com marca registrada”, como compensação para a prorrogação da redução do IPI para veículos e de uma série de medidas para outros setores.

Analise os efeitos dessa medida sobre preços e quantidades nos mercados de “cigarros com marca registrada” e de “cigarros falsificados”, utilizando gráficos de demanda e oferta para ambos os mercados, como suporte para sua resposta.

Com o aumento na alíquota temos os seguintes:

(i) Os produtores de cigarros originais (CO) estarão dispostos a ofertar cada quantidade a preços maiores devido ao aumento da alíquota. Assim, tem-se um deslocamento da curva de oferta para a esquerda, ocasionando um aumento de preços e uma redução na quantidade transacionada em equilíbrio, como ilustrado no seguinte gráfico sobre o mercado de COs:

(ii) Como cigarros falsificados (CF) são substitutos para COs o aumento no preço dos COs causa um deslocamento para a direita na demanda por CFs (ao mesmos preços os consumidores estão dispostos a compra uma maior quantia de cigarros falsificados), aumentando o preço e a quantidade transacionada, como ilustrada no gráfico abaixo: