Teste seus conhecimentos através do quiz abaixo. Ele inclui todas as questões objetivas da última prova do Enade para o curso de Comunicação Social – Relações Públicas. Ao final, confira o resultado.
Questão 1 (formação geral): A urbanização no Brasil registrou marco histórico na década de 1970, quando o número de pessoas que viviam nas cidades ultrapassou o número daquelas que viviam no campo. No início deste século, em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da população brasileira já era urbana. Considerando essas informações, estabeleça a relação entre as charges: Com base nas informações dadas e na relação proposta entre essas charges, é CORRETO afirmar que






Questão 02 (formação geral):

Leia o gráfico, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período:

Leia a charge:

Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?






Questão 3 (formação geral):

O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número alarmante de 12 bilhões por ano no Brasil.

Veja o slogan dessa campanha:

O possível êxito dessa campanha ocorrerá porque

I. se cumpriu a meta de emissão zero de gás carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais.
II. deixaram de ser empregados, na confecção de sacolas plásticas, materiais oxibiodegradáveis e os chamados bioplásticos que, sob certas condições de luz e de calor, se fragmentam.
III. foram adotadas, por parcela da sociedade brasileira, ações comprometidas com mudanças em seu modo de produção e de consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade.
IV. houve redução tanto no quantitativo de sacolas plásticas descartadas indiscriminadamente no ambiente, como também no tempo de decomposição de resíduos acumulados em lixões e aterros sanitários.

Estão CORRETAS somente as afirmativas






Questão 4 (formação geral):

Leia o trecho:

O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal).

GOHN, 2003.

É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho






Questão 5 (formação geral):

O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza.

Entre essas iniciativas e suas consequências, é INCORRETO afirmar que






Questão 6 (formação geral):

Leia o trecho:

O sertão vai a Veneza

Festival de Veneza exibe “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, feito a partir de uma longa viagem pelo sertão nordestino. [...] Rodaram 13 mil quilômetros, a partir de Juazeiro do Norte, no Ceará, passando por Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas, improvisando dia a dia os locais de filmagem. “Estávamos à procura de tudo que encetava e causava estranhamento. Queríamos romper com a ideia de lugar isolado, intacto, esquecido, arraigado numa religiosidade intransponível. Eu até evito usar a palavra ‘sertão’ para ter um novo olhar sobre esse lugar”, conta Karim.

A ideia era afastar-se da imagem histórica da região na cultura brasileira. “Encontramos um universo plural que tem desde uma feira de equipamentos eletrônicos a locais de total desolação”, completa Marcelo.

CRUZ, Leonardo. Folha de S. Paulo, p. E1, 05/09/2009.

A partir da leitura desse trecho, é INCORRETO afirmar que






Questão 7 (formação geral):

Leia o planisfério, em que é mostrada uma imagem noturna da superfície terrestre, obtida a partir de imagens de satélite:

Com base na leitura desse planisfério, é CORRETO afirmar que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa






Questão 8 (formação geral):

Leia os gráficos:

Relacione esses gráficos às seguintes informações:

O Ministério da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil não só produz mais da metade dos livros do continente americano, como também tem parque gráfico atualizado, excelente nível de produção editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do país estejam nas mãos de 16% da população.

Para melhorar essa situação, é necessário que o Brasil adote políticas públicas capazes de conduzir o país à formação de uma sociedade leitora.

Qual das seguintes ações NÃO contribui para a formação de uma sociedade leitora?






Questão 11 (componente específico/comum):

Veja a imagem:

Com a publicação de charges, caricaturas, entre outras ilustrações, o jornal Pasquim está em evidência por completar neste ano 40 anos de seu lançamento. O veículo teve em sua equipe nomes significativos na história da comunicação brasileira, como Paulo Francis, Jaguar, Ziraldo, Millôr Fernandes, Henfil e Ferreira Gullar. Com essas informações e a leitura da imagem, assinale o significado histórico desse veículo de comunicação.







Questão 12 (componente específico/comum):

A hipótese da agenda setting afirma que os meios de comunicação, embora não sejam capazes de impor o que pensar em relação a um determinado tema, são capazes de, a médio e longo prazo, influenciar sobre o que pensar e falar.

PORQUE

A influência dos meios de comunicação sobre o receptor da mensagem é sempre de curto prazo.

Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que







Questão 13 (componente específico/comum):

Leia o quadro que representa o processo comunicativo proposto pos Lasswell.

Assinale a alternativa que contém as duas expressões que correspondem, respectivamente, aos números I e II.







Questão 14 (componente específico/comum):

A Internet vem ofertando aos profissionais de comunicação novos instrumentos midiáticos de penetração capazes de alterar antigos paradigmas, até mesmo no que diz respeito à exposição e à difusão institucional. Os blogs corporativos são exemplos concretos desses novos instrumentos na comunicação. Esses blogs vêm sendo utilizados no campo organizacional como







Questão 15 (componente específico/comum):

O rádio utiliza imagem. Uma fotografia pode ser lida como um texto. A linguagem e expressão em som e imagem têm paralelos com outras formas de comunicação.

PORQUE

O rádio obriga o ouvinte do noticiário a imaginar cenas e situações que passam pela nossa cabeça como um filme ou uma cena de televisão. A fotografia, em jornal ou revista, é lida de diversas formas, dependendo da profissão, do nível de cultura e do próprio tempo e ambiente em que vive o leitor daquelas publicações.

Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que







Questão 16 (componente específico/comum):

Há quem afirme que redigir matérias para revista, escrever um romance, fazer um filme, realizar um documentário de TV, compor uma novela ou peça de teatro é a mesma coisa, do ponto de vista dos princípios e bases da comunicação social.

No entanto, embora as técnicas e os recursos práticos específicos sejam diferentes, os componentes e esquemas básicos sao iguais. Isto é, o tema é importante, há necessidade de pesquisa, de narrativa adequada e personagens que ajudem a construir a narrativa.

Dessa forma, para produzir sua obra, o autor de quaisquer desses gêneros discursivos

I. utiliza esquemas para pensar no texto ou script da obra;

II. precisa usar a criatividade e os esquemas básicos;

III. está isento de seguir qualquer esquema básico.

É CORRETO o que se afirma em







Questão 17 (componente específico/comum):

Um plano de comunicação social para determinada instituição incorpora a execução de tarefas em diveras áreas, como, por exemplo, assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade, com propostas específicas de cada uma.

Esse plano segue diretrizes geradas pela necessidade básica da comunicação e envolve especificidades.

É CORRETO afirmar que um plano de comunicação é







Questão 20 (componente específico/comum):

Ao elaborar com a equipe a capa de uma revista ou um cartaz promocional, o responsável pela produção conhece os requisitos básicos: aspectos ligados à estética com as exigências em termos de informação. Ambos, estética e títulos/textos, têm o objetivo de atrair o interesse do leitos.

A estética significa







Questão 21 (componente específico/comum):

A indústria cultural - termo empregado pela primeira vez por Horkheimer e Adorno - é impositiva na definição do que deve ser consumido.

PORQUE

Como a arte popular, a indústria cultural tem seus produtos adaptados ao consumo das massas.

Considerando essas assertivas, é correto afirmar que







Questão 22 (componente específico/comum):

A revista de comunicação e cultura MSG, em sua edição número 02, apresenta a manchete de capa "Eu mídia: Com torpedos, e-mails, blogs e vídeos cada pessoa agora é um veículo de comunicação". Em seu lead afirma que "poucos são aqueles que ainda duvidam de que estamos no meio de uma revolução nas mídias e de modificações profundas nas formas de produção, distribuição e comunicação mediadas por computador".

Que alternativa representa um profissional de comunicação específico para essas novas mídias digitais?







Questão 23 (componente específico/comum):

Leia o texto:

(...) Não há sinais de medidas concretas que venham a previnir novas manipulações de resultados.

Quando se coloca diante da TV para acompanhar as voltas das máquina pela pista, e, depois, quando lê a descrição das disputas nos jornais, o leitor não tem ideia das artimanhas que colocam este ou aquele no pódio. Torce como se a habilidade de cada piloto fosse o fator decisivo para a vitória. Como se sabe agora, há muita "mutreta" por trás da pista.

Se mal consegue explicar as escandalosas manipulações de resultados no campeonato nacional de futebol, com erros de arbitragem que, de tão tosco, não deveriam ser considerados erros, como esperar que a imprensa seja capaz de diferenciar o certo do errado na Fórmula 1?

Trata-se de missão complicada, mas bem que a imprensa poderia ajudar o leitor e telespectador a diferenciar os interesses comerciais da cobertura jornalística, quando romcam os motores. (...)

As liberdades Seletivas, de Luciano Martins Costa, publicado no site Observatório da Imprensa (www.observatóriodaimprensa.com.br) em 29/09/2009

A situação vivenciada pelos veículos de comunicação de massa apresentada no texto é







Questão 24 (componente específico/comum):

Políticos, partidos, cientistas políticos, profissionais de comunicação e marketing procuram legitimar atitudes políticas com base nas sondagens de opinião, fazendo com que o ceonceito de opinição pública seja identificado com resultados de pesquisas.

Nesse contexto, conclui-se que







Questão 25 (componente específico/comum):

Matéria divulgada no Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br) em 16 de abril de 2009 informava que os americanos utilizaram a Internet para participar das eleições presidenciais de 2008. Segundo essa matéria, a web se transformou na principal ferramenta para "pesquisar as posições dos candidatos e participar de debates".

Em relação a esse instrumento, leia as afirmativas:

I. Google (www.google.com), Alta vista (www.altavista.com), Todobr (www.todobr.com.br) são diretórios em que os assuntos são listados por categorias.

II. Os instrumentos de busca na web permitem o desenvolvimento de pesquisas significativas, realizadas por meio dos diretórios ou mecanismos de busca.

III. A utilização de frases delimitadas por aspas constitui um recurso significativo de busca que, em alguns mecanismos, pode ser associado a operadores booleanos.

É CORRETO o que se afirma em







Questão 26 (componente específico/Relações Públicas):

Leia o organograma que representa um planejamento de campanha de marketing político:

Com base na leitura dessa figura, leia as afirmativas:

I. O marketing político é um conjunto de técnicas e de procedimentos, cujo objetivo é avaliar a disposição da sociedade para votar em determinado candidato.
II. O planejamento do marketing político é semelhante ao planejamento do marketing de produto.
III. As estratégias do marketing político fundamentam-se em pesquisas qualitativas e quantitativas para definir a postura do candidato, os temas, as propostas e a forma de apresentá-las.

É CORRETO o que se afirma em






Questão 27 (componente específico/Relações Públicas):

Leia os gráficos que apresentam os resultados da pesquisa do Data Senado, realizada em 2009, acerca do uso da internet nas próximas eleições:

Com base na leitura desses gráficos, é CORRETO afirmar que






Questão 28 (componente específico/Relações Públicas):

É função das relações públicas em uma organização






Questão 29 (componente específico/Relações Públicas):

Desenvolvimento, Pesquisa, Propaganda e Branding são as quatro etapas tradicionais utilizadas no marketing de produtos e serviços. Uma etapa crucial de qualquer planejamento de marketing é conseguir estabelecer um nome de marca na mente do consumidor.

Para isso,






Questão 30 (componente específico/Relações Públicas):

Leia a figura, que representa formas de relacionamento da organização com seus públicos:

É CORRETO afirmar que essa figura






Questão 31 (componente específico/Relações Públicas):

O relacionamento com a mídia é uma das principais preocupações dos profissionais nas assessorias de comunicação, pois a mídia se tornou uma das maneiras mais eficazes para uma organização se colocar frente aos seus públicos e com eles interagir. As interações das organizações com a sociedade hoje em dia acontecem mais por meio dessas teias comunicativas do que por meio do trabalho que essas organizações desenvolvem.

Considerando-se essas informações, leia as afirmativas a seguir:

I. O clipping é a prova cabal do trabalho de um assessoria para informar ou influenciar a opinião e é o principal instrumento para medir o retorno de ações e para avaliar a relação custo-benefício.
II. A relação com a mídia, em uma situação de crise empresarial, torna-se tensa e perigosa, e os especialistas aconselham abordar o tema de forma geral, omitindo detalhes que poderão ser usados em outras notícias.
III. A mídia corporativa está preocupada em ocupar a agenda midiática com o ponto de vista setorial, isto é, difundir a perspectiva do segmento a que pertence, de modo a interferir na moldagem da esfera pública.

É CORRETO somente o que se afirma em






Questão 32 (componente específico/Relações Públicas):

Uma Agência de Relações Públicas tem como cliente em seu portfólio, há vários anos, uma instituição de educação superior. Recentemente, a agência foi procurada por uma instituição concorrente, da mesma cidade, com o objetivo de implantar um programa de marketing junto às escolas, visando captar maior número de alunos para o seu vestibular.

De acordo com o Código de Ética dos profissionais de Relações Públicas, cabe a essa agência






Questão 33 (componente específico/Relações Públicas):

Há pouco tempo, organizou-se, em uma capital brasileira, um movimento para valorização de um de seus bairros. Segundo alguns analistas, esse movimento teve a missão de resgatar a vocação residencial do bairro; para outros, seu objetivo foi alavancar o mercado imobiliário. Seja como for, o fato de a campanha ter iniciado em uma comunidade no Orkut demonstra que






Questão 35 (componente específico/Relações Públicas):

Algumas empresas do setor de bebidas e tabaco adotam campanhas de comunicação que sugerem moderação no beber e fumar.

Como se enquadram essas campanhas, do ponto de vista da responsabilidade social?






Questão 37 (componente específico/Relações Públicas):

A expectativa de uma organização no relacionamento com seus empregados é de uma relação baseada na dedicação, lealdade e comprometimento.

PORQUE

O grau de dependência que uma organização tem com seus empregados não é essencial.

Considerando essas afirmativas, é CORRETO afirmar que









Atenção: a prova inclui ainda seis questões discursivas. Veja os casos aplicados em 2009 e o padrão de respostas que foi divulgado:
Questão 10 (formação geral) – Leia o trecho:

Quais as possibilidades, no Brasil atual, de a cidadania se enraizar nas práticas sociais? Essa é uma questão que supõe discutir as possibilidades, os impasses e os dilemas da construção da cidadania, tendo como foco a dinâmica da sociedade. Antes de mais nada, é preciso dizer que tomar a sociedade como foco de discussão significa um modo determinado de problematizar a questão dos direitos. Os direitos são aqui tomados como práticas, discursos e valores que afetam o modo como as desigualdades e diferenças são figuradas no cenário público, como interesses se expressam e os conflitos se realizam.

TELLES, 2006. (Adaptado)

Na abordagem salientada nesse trecho, qual direito social você destacaria para diminuir as desigualdades de renda familiar no Brasil? Apresente dois argumentos que deem suporte à sua resposta.

Questão 38 (componente específico)

De acordo com o Instituto Ethos, a empresa socialmente responsável não se limita a respeitar os direitos dos trabalhadores, consolidados na legislação trabalhista e nos padrões da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ainda que esse seja um pressuposto indispensável. A empresa deve ir além e investir no desenvolvimento pessoal e profissional de seus empregados, bem como na melhoria das condições de trabalho e no estreitamento de suas relações com os empregados. Também deve estar atenda para o respeito às culturas locais, revelado por um relacionamento ético e responsável com as minorias e instituições que representam seus interesses.

Considerando-se essas informações, analise este caso:

Preocupada com a questão social, uma conhecida empresa de calçados brasileira criou, há 10 anos, um projeto na área de Responsabilidade Social voltado para seus funcionários, com a intenção de estabelecer uma parceria saudável entre capital-trabalho e empresa-funcionário. Esse projeto relativo aos funcionários envolvia vários temas como educação, habitação, segurança, e fazia parte de uma política da organização para promover seus colaboradores em três dimensões: pessoal, profissional e cidadã.

Os resultados alcançados foram excelentes: os programas de segurança reduziram em 66% os acidentes de trabalho; em 57% os cursos com acidentes, e o número de dias perdidos diminuiu 83%. Além das questões de segurança de trabalho, a empresa ofereceu a seus colaboradores, por meio de uma associação, seguro de vida e seguro residência contra incêndio e vendaval, para os quais arrecadou contribuições simbólicas dos beneficiados. Uma parceria com uma instituição financeira também permitiu que 20% dos seus funcionários adquirissem casa própria e que fosse criado um fundo especial de complementação para a aposentadoria.

Desde o ano passado, a empresa está preparando um novo projeto de Responsabilidade Social com objetivos e metas para os próximos 5 anos.

Considerando-se essas informações, proponha duas estratégias que essa empresa poderá incluir em seu novo projeto. Justifique cada uma delas.

Estratégia 1/Justificativa (Valor: 5 pontos)

Estratégia 2/Justificativa (Valor: 5 pontos)

O estudante deve demonstrar que entende a importância da pesquisa/auditoria na elaboração de
um planejamento; o contexto social em que está inserida a empresa; saber integrar no novo
planejamento as preocupações com as questões sociais tanto quanto com o aspecto pessoal da
satisfação dos funcionários; entender a proposta da empresa de ser um sistema aberto e
democrático, sabendo propor estratégias que alavanquem a postura da empresa nos aspectos
de gestão e diversidade e que inclua a multiplicidade de opiniões que hoje atravessa as relações
sociais e empresariais.
Questão 39 (componente específico)

O evento institucional traz inúmeros benefícios às organizações, como melhorar o relacionamento com públicos estrangeiros e “prospects”; promover novas marcas; reforçar o conceito institucional da marca; estabelecer parcerias; captar novos recursos e provocar mídia espontânea.

Considere que você é parte integrante da equipe de comuinicação de uma empresa de seguro de saúde que promoverá um evento corporativo para apresentar um novo programa de atendimento especial para a terceira idade. nesa equipe, você é responsável pelo atendimento e pela recepção dos convidados.

Enumere quatro etapas do programa de atendimento aos convidados proposto por você, com ênfase nas ações de atendimento ao público-alvo.

O estudante deve deixar transparecer a preocupação e o respeito com o atendimento (opinião)
ao público de terceira idade.
Informar as medidas de segurança, conforto e assistência necessários.
Demonstrar ter noção de como desenvolver um programa específico que esteja inserido no
contexto do planejamento total do evento, fazendo a integração das duas dimensões. Por fim,
deve saber correlacionar o programa com a opinião dos públicos e, se possível, com a avaliação
do pós-evento.
Questão 40 (componente específico)

A novidade que os mais recentes debates sobre Comunicação Pública trazem é a tentativa de viabilizar a mudança do foco da comuniação, tradicionalmente voltado ao atendimento dos interesses da organização e de seus gestores, para o atendimento dos interesses do conjunto da sociedade, de uma forma consciente, responsável e estratégica. Esse “deslocamento” do foco da comunicação organizacional, tradicionalmente centrado no interesse da instituição, para abrigar, mediante o debate, os interesses da pluralidade dos cidadãos, é um novo desafio para o profissional de comunicação.

Redija um texto dissertativo que aborde a relação do novo paradigma de Comunicação com as Relações Públicas.

O estudante deve demonstrar conhecer as principais propostas do novo paradigma da
Comunicação Pública, sabendo correlacioná-los com o paradigma tradicional da comunicação
organizacional e do interesse das empresas. Deve deixar transparecer que apreende a noção de
público como cidadão, com direitos e deveres, e que “ouvir” a opinião deste público é o cerne do
sentido da comunicação pública.