Teste seus conhecimentos através do quiz abaixo. Ele inclui todas as questões objetivas da última prova do Enade para o curso de Medicina Veterinária. Ao final, confira o resultado.
 
Questão 1 (formação geral)

Cidadezinha qualquer
Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. In: Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 23.

Cidadezinha cheia de graça...
Tão pequenina que até causa dó!
Com seus burricos a pastar na praça...
Sua igrejinha de uma torre só...
Nuvens que venham, nuvens e asas,
Não param nunca nem num segundo...
E fica a torre, sobre as velhas casas,
Fica cismando como é vasto o mundo!...
Eu que de longe venho perdido,
Sem pouso fixo (a triste sina!)
Ah, quem me dera ter lá nascido!
Lá toda a vida poder morar!
Cidadezinha... Tão pequenina
Que toda cabe num só olhar...
QUINTANA, Mário. A rua dos cataventos In: Poesia completa. Org. Tânia Franco Carvalhal. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006, p. 107.

Ao se escolher uma ilustração para esses poemas, qual das obras, abaixo, estaria de acordo com o tema neles dominante?







Questão 2 (formação geral)



O alerta que a gravura acima pretende transmitir refere-se a uma situação que






Questão 3 (formação geral)

Os ingredientes principais dos fertilizantes agrícolas são nitrogênio, fósforo e potássio (os dois últimos sob a forma dos óxidos P2O5 e K2O, respectivamente). As percentagens das três substâncias estão geralmente presentes nos rótulos dos fertilizantes, sempre na ordem acima. Assim, um fertilizante que tem em seu rótulo a indicação 10?20?20 possui, em sua composição, 10% de nitrogênio, 20% de óxido de fósforo e 20% de óxido de potássio. Misturando-se 50 kg de um fertilizante 10?20?10 com 50 kg de um fertilizante 20?10?10, obtém-se um fertilizante cuja composição é






Questão 4 (formação geral)

Os países em desenvolvimento fazem grandes esforços para promover a inclusão digital, ou seja, o acesso, por parte de seus cidadãos, às tecnologias da era da informação. Um dos indicadores empregados é o número de hosts, isto é, o número de computadores que estão conectados à Internet. A tabela e o gráfico abaixo mostram a evolução do número de hosts nos três países que lideram o setor na América do Sul.



Dos três países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no número de hosts, no período 2003?2007, foram






Questão 5 (formação geral)

Leia o esquema abaixo.

1 - Coleta de plantas nativas, animais silvestres, microorganismos e fungos da floresta Amazônica.
2 - Saída da mercadoria do país, por portos e aeroportos, camuflada na bagagem de pessoas que se disfarçam de turistas, pesquisadores ou religiosos.
3 - Venda dos produtos para laboratórios ou colecionadores que patenteiam as substâncias provenientes das plantas e dos animais.
4 - Ausência de patente sobre esses recursos, o que deixa as comunidades indígenas e as populações tradicionais sem os benefícios dos royalties.
5 - Prejuízo para o Brasil!

Com base na análise das informações acima, uma campanha publicitária contra a prática do conjunto de ações apresentadas no esquema poderia utilizar a seguinte chamada:






Questão 6 (formação geral)

Vamos supor que você recebeu de um amigo de infância e seu colega de escola um pedido, por escrito, vazado nos seguintes termos:

“Venho mui respeitosamente solicitar-lhe o empréstimo do seu livro de Redação para Concurso, para fins de consulta escolar.”

Essa solicitação em tudo se assemelha à atitude de uma pessoa que






Questão 7 (formação geral)

Desnutrição entre crianças quilombolas
“Cerca de três mil meninos e meninas com até 5 anos de idade, que vivem em 60 comunidades quilombolas em 22 Estados brasileiros, foram pesados e medidos. O objetivo era conhecer a situação nutricional dessas crianças.(...)
De acordo com o estudo,11,6% dos meninos e meninas que vivem nessas comunidades estão mais baixos do que deveriam,considerando-se a sua idade, índice que mede a desnutrição. No Brasil, estima-se uma população de 2 milhões de quilombolas.
A escolaridade materna influencia diretamente o índice de desnutrição. Segundo a pesquisa, 8,8% dos filhos de mães com mais de quatro anos de estudo estão desnutridos. Esse indicador sobe para 13,7% entre as crianças de mães com escolaridade menor que quatro anos.
A condição econômica também é determinante. Entre as crianças que vivem em famílias da classe E (57,5% das avaliadas), a desnutrição chega a 15,6%; e cai para 5,6% no grupo que vive na classe D, na qual estão 33,4% do total das pesquisadas.
Os resultados serão incorporados à política de nutrição do País. O Ministério de Desenvolvimento Social prevê ainda um estudo semelhante para as crianças indígenas.”
BAVARESCO, Rafael. UNICEF/BRZ. Boletim, ano 3, n. 8, jun. 2007.

O boletim da UNICEF mostra a relação da desnutrição com o nível de escolaridade materna e a condição econômica da família. Para resolver essa grave questão de subnutrição infantil, algumas iniciativas são propostas:

I ? distribuição de cestas básicas para as famílias com crianças em risco;
II ? programas de educação que atendam a crianças e também a jovens e adultos;
III ? hortas comunitárias, que ofereçam não só alimentação de qualidade, mas também renda para as famílias.

Das iniciativas propostas, pode-se afirmar que






Questão 8 (formação geral)

Entre 1508 e 1512, Michelangelo pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano, um marco da civilização ocidental. Revolucionária, a obra chocou os mais conservadores, pela quantidade de corpos nus, possivelmente, resultado de seus secretos estudos de anatomia, uma vez que, no seu tempo, era necessária a autorização da Igreja para a dissecação de cadáveres.
Recentemente, perceberam-se algumas peças anatômicas camufladas entre as cenas que compõem o teto. Alguns pesquisadores conseguiram identificar uma grande quantidade de estruturas internas da anatomia humana, que teria sido a forma velada de como o artista “imortalizou a comunhão da arte com o conhecimento”.
Uma das cenas mais conhecidas é “A criação de Adão”. Para esses pesquisadores ela representaria o cérebro num corte sagital, como se pode observar nas figuras a seguir.



Considerando essa hipótese, uma ampliação interpretativa dessa obra-prima de Michelangelo expressaria






As questões 9 e 10 são discursivas (ver observação abaixo).

Questão 11 (componente específico)



Analise a representação abaixo:

Para o tratamento da síndrome cólica do eqüino, é de grande importância o conhecimento anatômico do trato gastrintestinal, constituído pelo estômago (com capacidade de até 15 L), intestino delgado (com capacidade de até 68 L), ceco (com capacidade de até 36 L), cólon maior (com capacidade de até 86 L) e cólon menor (com capacidade de até 16 L). As estruturas indicadas pelos números 1, 2 e 3 representam, respectivamente,






Questão 12 (componente específico)

Ao nascimento, os testículos do cavalo encontram-se na bolsa testicular. Com o desenvolvimento do animal, os testículos passam a ter localização intra-abdominal. Na puberdade, inicia-se a descida dos testículos para a bolsa testicular, onde permanecem durante toda a vida adulta. A ausência dessa descida, de um ou dos dois testículos, caracteriza o criptorquismo uni ou bilateral. Tendo em vista as informações apresentadas, é correto inferir que






Questão 13 (componente específico)

Um médico veterinário é chamado a uma propriedade na qual se criam bovinos de corte e onde está ocorrendo mortalidade de dezenas de animais. Lá chegando, verificou que as condições higiênico-sanitárias da propriedade são péssimas, havendo várias carcaças de animais mortos há dias no pasto. Além disso, por meio da anamnese, foi informado de que os animais tinham sido alimentados com cama de frango e não recebiam suplemento mineral há meses. Durante o exame clínico dos bovinos, verificou que apresentavam ataxia, incoordenação, paralisia flácida, sendo que muitos deles estavam deitados, dependendo do estágio da enfermidade. A partir dos dados obtidos na anamnese e no exame clínico realizado, o médico veterinário suspeitou tratar-se de um surto de botulismo. Analisando as informações, é correto concluir:






Questão 14 (componente específico)

Cadela Poodle, 12 anos de idade, apresenta, há seis meses, poliúria, polidipsia, emagrecimento progressivo e diminuição acentuada do apetite na última semana. Anteriormente, o animal apresentava sobrepeso e polifagia. Ao exame físico, observaram-se emagrecimento acentuado (caquexia) e diminuição da elasticidade da pele. Há suspeita diagnóstica de diabetes mellitus. Considerando a fisiopatologia, o achado clínico e os resultados dos exames laboratoriais relacionados à referida enfermidade, é correto afirmar:






Questão 15 (componente específico)

Sabendo-se que a farmacocinética e a farmacodinâmica são inerentes a cada espécie animal, conclui-se que a extrapolação, tanto da indicação quanto da dose dos medicamentos de uma espécie animal para outra, pode acarretar grande risco para a saúde dos animais. Portanto, somente o médico veterinário está habilitado a prescrever medicamentos para animais. Deve-se considerar que até mesmo aqueles medicamentos de livre comercialização podem promover efeitos indesejáveis, como é o caso do antiinflamatório não-esteroidal paraminofenol (acetaminofeno), que é seguro quando utilizado por seres humanos e cães; no entanto, se administrado aos gatos pode até mesmo causar óbito. Com relação à intoxicação causada por este medicamento em gatos, é correto afirmar que as principais alterações clínicas estão relacionadas






Questão 16 (componente específico)

O complexo hiperplasia endometrial cística (HEC) das cadelas é uma condição grave em que o útero se enche de fluido, podendo levar à piometra decorrente de infecção bacteriana secundária. A toxemia resultante está associada às alterações clínicas características, principalmente sede excessiva, vômitos, inapetência, choque e óbito. Com relação ao assunto em tela, é correto complementar:






Questão 17 (componente específico)

A presença de cálculos urinários ou urólitos em pequenos ruminantes pode desencadear um sério problema denominado urolitíase. Esta alteração, comum em caprinos e ovinos machos, pode causar obstrução da uretra, em decorrência da sua estrutura anatômica longa, estreita e tortuosa (flexura sigmóide) ou obstrução no apêndice da glande, impedindo o fluxo normal da urina, que passa a ficar retida na bexiga. No que concerne ao tema abordado, é correto concluir:






Questão 18 (componente específico)

Na exploração leiteira, o manejo nutricional deve ser balanceado, posto que a ingestão de alimentos ricos em proteínas pode causar problemas digestivos. Por outro lado, a gestação e a lactação podem causar desequilíbrio no metabolismo do cálcio, ocasionando, entre outras alterações, hipotonia intestinal. Considere que uma vaca leiteira, com seis anos de idade, no primeiro mês de lactação, apresentava diminuição do apetite, queda na produção leiteira e distensão abdominal observada no quadrante superior direito, cranial à fossa paralombar. Os exames laboratoriais deste animal indicaram alcalose metabólica, hipocloremia e hipocalemia. Após a análise do histórico e do exame físico, há suspeita de deslocamento do abomaso à direita. Frente a essas informações, a seqüência correta de exames e procedimentos a ser realizada é:






Questão 19 (componente específico)

Os benefícios do manejo dietético para cães e gatos acometidos de insuficiência renal crônica são reconhecidos há mais de uma década. A principal modificação introduzida foi a restrição protéica, cuja finalidade básica é diminuir a produção de catabólitos nitrogenados tóxicos, causadores da manifestação clínica de uremia. Atualmente, o acompanhamento nutricional do paciente urêmico adquiriu conotação mais ampla, que é a de assegurar o estado nutricional adequado, de atuar nas conseqüências da insuficiência renal, como o hiperparatireoidismo secundário e, além disso, de auxiliar na correção de algumas das alterações metabólicas existentes. Portanto, o médico veterinário que trabalha com pequenos animais deve ter ciência da importância dos conhecimentos sobre nutrição, de modo a aplicá-los adequadamente em sua rotina clínica. Diante deste panorama, é correto concluir:






Questão 20 (componente específico)

A diversificada tecnologia envolvendo o manejo avícola é um dos pilares à obtenção dos expressivos índices de produtividade deste importante setor do agronegócio. Um exemplo é o preparo do ambiente e dos equipamentos visando à chegada das aves, uma vez que ambos devem estar limpos, desinfetados e montados. As campânulas deverão ser ligadas a fim de que a temperatura atinja o nível desejado (29 a 31 °C) algumas horas antes da chegada das aves. Além da utilização de termômetros espalhados por todo o aviário, o próprio comportamento da ave é um indicador de temperatura adequada. A distribuição indicativa de conforto térmico das aves dentro do círculo de proteção corresponde a:







Questão 21 (componente específico)

As micotoxicoses são um grande problema na criação animal, podendo causar perdas econômicas significativas. Além disso, também são de interesse na saúde pública, pois tais toxinas podem ser veiculadas através de produtos de origem animal, acarretando risco à saúde humana. Dentre as micotoxinas destacam-se as aflatoxinas, que são metabólitos secundários, produzidos por algumas cepas de fungos do gênero Aspergillus, especialmente A. flavus e A. parasiticus. Com relação a estas micotoxinas, é correto afirmar:






Questão 22 (componente específico)

Está bem estabelecido o papel que a alimentação desempenha na saúde, no crescimento e na produção dos animais, com reflexos no ganho de peso, secreção do leite, trabalho muscular e acumulação de gordura. Para que os ruminantes utilizem os vários tipos de alimentos fornecidos, existem algumas regras básicas que visam garantir a otimização do desempenho, as quais estão relacionadas, por exemplo, ao tamanho da partícula do alimento, às frações de carboidratos estruturais e não estruturais e às frações protéicas dos vários alimentos. Considerando a necessidade de produção de proteína para o mercado mundial, o conhecimento do metabolismo normal dos bovinos é uma ferramenta indispensável ao médico veterinário com atuação na área de produção animal. Neste contexto, é correto afirmar:






Questão 23 (componente específico)

O controle farmacológico do estro é utilizado em vacas leiteiras para: induzir o estro e a ovulação no anestro pós-parto, a fim de diminuir o intervalo entre o parto e a primeira inseminação; sincronizar vacas doadoras e receptoras para transferência de embrião; sincronizar o estro de grupos de animais, visando aumentar a eficiência de sua detecção e controlar o intervalo entre partos de um rebanho. Na administração de sistemas produtivos, o médico veterinário pode manipular o ciclo estral em vacas com ovários ativos pelo uso de






Questão 24 (componente específico)

"A economia brasileira tem passado por rápidas transformações nos últimos anos. Nesse contexto, ganham espaço novas concepções, ações e atitudes, em que produtividade, custo e eficiência se impõem como regras básicas de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. O agronegócio tem tido importante papel na balança comercial do país, considerando que um em cada três reais gerados pela economia brasileira tem origem neste setor." A conscientização dos médicos veterinários, pesquisadores e produtores rurais envolvidos na economia nacional nesse sistema, bem como o ajuste para este novo cenário é primordial para a competitividade da atividade. Como os maiores crescimentos na cadeia produtiva da carne ocorreram nos insumos e no setor primário, o planejamento na propriedade rural passa a ser uma ferramenta fundamental e, portanto, necessária para o sucesso da atividade. Diante do exposto, em termos de administração do agronegócio e os diversos fatores envolvidos, é correto deduzir:






Questão 25 (componente específico)

Atualmente, a discussão sobre dejetos e resíduos ligados às diversas atividades produtivas tem sido freqüente e atingido diferentes setores. Na avicultura e na suinocultura, o descarte de animais mortos, entre outros materiais, também tem merecido análise criteriosa. Considerando os diversos sistemas propostos para o destino final dos animais mortos, a compostagem vem, gradativamente, sendo utilizada por muitas empresas, pois, por meio da ação de microrganismos termofílicos, degrada-se a matéria orgânica obtendo-se material semelhante ao húmus. Se a cama e as carcaças estiverem contaminadas com agentes patogênicos, estes serão destruídos, reduzindo-se assim a possibilidade de disseminação de doenças. Pode-se associar ao método de compostagem as seguintes características:

I. Evita o problema de contaminação de lençóis de água, que pode ocorrer quando as carcaças são enterradas.
II. Suprime o custo com combustível, além de evitar a poluição do ar quando se utiliza a incineração.
III. Em algumas situações, é adicionada fonte extra de carbono.
IV. Na presença de agentes patogênicos, o método é viável, pois os microrganismos são inativados pela temperatura atingida no processo.
V. Método prático e de custo reduzido.
VI. Evita o transporte das carcaças e cama para fora do criatório.
VII. É acompanhada da retirada ou deslocamento de todos os equipamentos envolvendo a criação animal.

São vantagens do processo de compostagem aquelas que constam APENAS em






Questão 26 (componente específico)

A sustentabilidade dos sistemas atuais de produção de aves e suínos traduz-se, entre outras, em demanda de produtores e consumidores, havendo preocupação com os possíveis efeitos ambientais da excreção excessiva de nitrogênio, fósforo e microelementos que podem ocorrer nesses sistemas. O total de fósforo excretado por suínos e aves anualmente, nos Estados Unidos, é de 320.000 toneladas, correspondendo a um terço de todo o fósforo excretado pelas várias espécies animais. Considerando as necessidades do sistema de produção dos suínos e os efeitos ambientais deletérios das excretas animais, é correto concluir:






Questão 27 (componente específico)

Os animais de produção podem estar expostos a diferentes substâncias químicas, as quais podem produzir efeitos deletérios à saúde do homem. Em função disto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em carne (bovina, aves, suína e eqüina), leite, mel, ovos e pescado, monitora e estabelece limite máximo de resíduo (LMR) para várias substâncias. No monitoramento do referido Plano, no exercício de 2006, o quadro das violações para bovinos abatidos está abaixo apresentado.



Da análise dos dados do quadro, é correto afirmar que






Questão 28 (componente específico)

A defumação é uma técnica de aplicação de calor e fumaça que visa conferir propriedades organolépticas especiais e contribuir para a conservação dos alimentos. A fumaça de certas madeiras contém diversas substâncias, como cresóis, fenóis, guaiacóis, álcoois etílico e metílico, aldeído fórmico, ácidos acético e fórmico, as quais têm ação bactericida. Na aplicação desse processo, deve-se evitar madeiras resinosas, pois estas podem conferir gosto e cheiro desagradáveis ao produto. Emprega-se a defumação em carnes (como presunto e lombo), embutidos (como lingüiças e paio) e pescados, geralmente, após um tratamento prévio de cura, visando também obter






Questão 29 (componente específico)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio de Instrução Normativa, aprovou o Regulamento Técnico de Métodos de Insensibilização para o Abate Humanitário de Animais de Açougue, documento no qual são previstos os métodos mecânico, elétrico e da exposição à atmosfera controlada. No que concerne a tais métodos, é correto afirmar que






Questão 30 (componente específico)

A Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) é definida como um conjunto sistemático de atividades utilizadas para o controle da produção de alimentos, visando a garantia da segurança e da qualidade dos alimentos. Alguns princípios básicos devem ser seguidos para a implementação da APPCC, que são:

I. estabelecer rotina de monitoramento;
II. determinar os pontos críticos de controle;
III. estabelecer os limites críticos;
IV. identificar os perigos potenciais;
V. estabelecer um sistema de verificação para dar continuidade à APPCC;
VI. estabelecer ações corretivas;
VII. estabelecer efetivo sistema de anotações.

Da análise dos princípios, é possível inferir que a ordem específica a ser seguida para a implementação da APPCC é






Questão 31 (componente específico)

Rabies is a worldwide public health disease; each year more than 30,000 people die from rabies and 10 to 12 million people receive post-exposure treatment. Dog and cat bites or scratches comprise the majority of reported cases of human exposure. More than 27,000 animal cases are described worldwide each year; vaccination has been the single most effective means of controlling rabies in domestic animal populations. Which of the following statement is correct?






Questão 32 (componente específico)

A encefalopatia espongiforme bovina (da sigla em inglês BSE), conhecida como “doença da vaca louca”, é uma doença priônica transmissível que determina degeneração crônica do sistema nervoso central de bovinos. Embora ainda não haja relato da ocorrência da BSE no Brasil, faz-se imprescindível o máximo conhecimento sobre a doença por parte dos médicos veterinários, além da existência de esquema eficaz de vigilância para a doença. A principal forma de transmissão da BSE e suas implicações ocorrem por meio de






Questão 33 (componente específico)

Alterações tegumentares ou dermatoses nos animais podem se desenvolver em decorrência de diversos agentes etiológicos. Algumas dessas enfermidades são consideradas zoonoses, ou seja, a infeccão é transmitida ao ser humano por meio do contato com os animais doentes ou reservatórios. As dermatoses de caráter zoonótico e seus respectivos agentes são:






Questão 34 (componente específico)

Um cão foi atendido numa clínica veterinária apresentando a seguinte manifestação clínica: emagrecimento, queda de pêlos, dificuldade de cicatrização de feridas e onicogrifose (crescimento exagerado das unhas). À palpação, o médico veterinário constatou aumento do tamanho do baço e do fígado. Na anamnese, o proprietário relatou que o animal tinha acesso a matagal próximo ao local de residência. Colheu-se o sangue do cão para a realização do exame de imunofluorescência indireta (IFI), o qual apresentou resultado positivo. Nesta situação, a provável enfermidade que acometeu o animal e a conduta ética a ser seguida pelo médico veterinário são, respectivamente,






Questão 35 (componente específico)

Um eqüino adulto começou a apresentar quadro clínico de prostração e perda de apetite. Dois dias após, o médico veterinário constatou taquipnéia e temperatura retal de 40,6 °C. O sangue foi colhido para a realização de exames laboratoriais, sendo que o teste de imunodifusão em gel de ágar (teste de Coggins) foi positivo, considerando-se, portanto, o animal acometido pela anemia infecciosa eqüina (AIE). Tendo em vista que o animal habita uma região que não é de alto risco de ocorrência de AIE, de acordo com Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para esta enfermidade, o procedimento correto é o de






Questão 36 (componente específico)

Em uma granja avícola, um lote de matrizes pesadas em produção apresentou resultado positivo para Salmonella Pullorum, comprovado por meio da realização dos exames e de testes exigidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento. Segundo Instrução Normativa deste mesmo órgão, implementada dentro do Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), o procedimento em relação às aves deve ser








 

 
Atenção: a prova inclui ainda seis questões discursivas. Veja os casos aplicados em 2007 e o padrão de respostas que foi divulgado:
Questão 9 (formação geral) – Leia, com atenção, os textos a seguir.

“Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas.”
“Quando uma árvore é cortada, ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer, quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz.”
Antônio Carlos Jobim. JB Ecológico. Ano 4, no 41, jun. 2005, p.65.

Desmatamento cai e tem baixa recorde
O governo brasileiro estima que cerca de 9.600 km2 da floresta amazônica desapareceram entre agosto de 2006 e agosto de 2007, uma área equivalnte a cerca de 6,5 cidades de São Paulo. Se confirmada a estimativa, a partir de análise de imagens no ano que vem , será o menor desmatamento registrado em um ano desde o início do monitoramento, em 1998, representando uma redução de cerca de 30% no índice registrado entre 2005 e 2006. (…)
Com a redução do desmatamento entre 2004 e 2006, “o Brasil deixou de emitir 410 milhões de toneladas de CO2 (gás do efeito estufa). Também evitou o corte de 600 milhões de árvores e a morte de 20 mil aves e 700 mil primatas. Essa emissão representa quase 15% da redução firmada pelos países desenvolvidos para o período 2008-2012, no Protocolo de Kyoto.” (…)
“O Brasil é um dos poucos países do mundo que tem a oportunidade de implementar um plano que protege a biodiversidade e, ao mesmo tempo, reduz muito rapidamente seu processo de aquecimento global.”
SELIGMAN, Felipe. Folha de S. Paulo – Editoria de Ciência, 11 ago. 2007 (Adaptado).

Soja ameaça a tendência de queda, diz ONG
Mesmo se dizendo otimista com a queda no desmatamento, Paulo Moutinho, do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), afirma que é preciso esperar a consolidação dessa tendência em 2008 para a “comemoração definitiva”.
“Que caiu, caiu. Mas, com a recuperação nítida do preço das commodities, como a soja, é preciso ver se essa queda acentuada vai continuar”, disse o pesquisador à Folha.
“O momento é de aprofundar o combate ao dematamento”, disse Paulo Adário, coordenador de campanha do Greenpeace.
Só a queda dos preços e a ação da União não explicam o bom resultado atual, diz Moutinho. “Estados como Mato Grosso e Amazonas estão fazendo esforços particulares. e parece que a ficha dos produtores caiu. O dematamento, no médio prazo, acaba encarecendo os produtos deles.”
GERAQUE, Eduardo. Folha de S. Paulo. Editoria de Ciência. 11 ago. 2007 (Adaptado).

A partir da leitura dos textos motivadores, redija uma proposta, fundamentada em dois argumentos, sobre o seguinte tema: Em defesa do meio ambiente.

Procure utilizar os conhecimentos adquiridos, ao longo de sua formação, sobre o tema proposto.

Observações
• Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo (não deve, portanto, ser escrito em forma de poema ou de narração).
• A sua proposta deve estar apoiada em, pelo menos, dois argumentos.
• O texto deve ter entre 8 e 12 linhas.
• O texto deve ser redigido na modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa.
• Os textos motivadores não devem ser copiados. (valor: 10,0 pontos)

Questão 10 (formação geral) – Sobre o papel desempenhado pela mídia nas sociedades de regime democrático, há várias tendências de avaliação com posições distintas. Vejamos duas delas:

Posição I – A mídia é encarada como um mecanismo em que grupos ou classes dominantes são capazes de difundir idéias que promovem seus próprios interesses e que servem, assim, para manter o status quo. Desta forma, os contornos ideológicos da ordem hegemônica são fixados, e se reduzem os espaços de circulação de idéias alternativas e contestadoras.
Posição II – A mídia vem cumprindo seu papel de guardiã da ética, protetora do decoro e do Estado de Direito. Assim, os órgãos midiáticos vêm prestando um grande serviço às sociedades, com neutralidade ideológica, com fidelidade à verdade factual, com espírito crítico e com fiscalização do poder onde quer que ele se manifeste.

Leia o texto a seguir, sobre o papel da mídia nas sociedades democráticas da atualidade – exemplo do jornalismo.
“Quando os jornalistas são questionados, eles respondem de fato: ‘nenhuma pressão é feita sobre mim, escrevo o que quero’. E isso é verdade. Apenas deveríamos acrescentar que, se eles assumissem posições contrárias às normas dominantes, não escreveriam mais seus editoriais. Não se trata de uma regra absoluta, é claro. Eu mesmo sou publicado na mídia norte-americana. Os Estados Unidos não são um país totalitário. (…) Com certo exagero, nos países totalitários, o Estado decide a linha a ser seguida e todos devem-se conformar. As sociedades democráticas funcionam de outra forma: a linha jamais é anunciada como tal; ela é subliminar. Realizamos, de certa forma, uma “lavagem cerebral em liberdade”. Na grande mídia, mesmo os debates mais apaixonados se situam na esfera dos parâmetros implicitamente consentidos – o que mantém na marginalidade muitos pontos de vista contrários.”
Revista Le Monde Diplomatique Brasil, ago. 2007 – texto de entrevista com Noam Chomsky.

Sobre o papel desempenhado pela mídia na atualidade, faça, em, no máximo, 6 linhas, o que se pede:
a) escolha entre as posições I e II a que apresenta o ponto de vista mais próximo do pensamento de Noam Chomsky e explique a relação entre o texto e a posição escolhida; (valor: 5,0 pontos)
b) apresente uma argumentação coerente para defender seu posicionamento pessoal quanto ao fato de a mídia ser ou não livre. (valor: 5,0 pontos)

Questão 37 (componente específico) – A icterícia caracteriza-se pelo acúmulo de bilirrubina no plasma sangüíneo e nos tecidos. A quantidade de bilirrubina suficiente para causar a icterícia varia entre as espécies. É possível que o animal apresente concentração elevada de bilirrubina no sangue antes mesmo da icterícia ser clinicamente detectável. Considerando que a ocorrência de animais com icterícia é freqüente na prática clínica veterinária, responda:
a) Qual é a manifestação clínica mais evidente de icterícia? (valor: 1,0 ponto)
b) Com o objetivo de estabelecer a origem da icterícia, cite os meios semiológicos que devem ser utilizados durante o exame físico do animal. (valor: 2,0 pontos)
c) Considerando o mecanismo de instalação do processo, classifique e caracterize as icterícias. (valor: 3,0 pontos)
d) Quais exames laboratoriais devem ser realizados para definir o tipo de icterícia presente e, conseqüentemente, sua origem? (valor: 4,0 pontos)
a) A manifestação clínica mais evidente de icterícia se dá por meio da coloração amarela da pele e das mucosas.
(valor: 1,0 ponto)
b) Os meios semiológicos que devem ser utilizados durante o exame físico do animal são: – Inspeção = 1,0 ponto – Palpação = 0,5 ponto – Percussão = 0,5 ponto (valor: 2,0 pontos)
c) As icterícias são classificadas e caracterizadas como: – Pré-hepática ou hemolítica, que se caracteriza pela destruição excessiva das hemácias, com acúmulo na circulação de bilirrubina não conjugada ou indireta = 1,0 ponto
- Hepática, que se caracteriza pela diminuição da capacidade de conjugação hepática e ou colestase intra­hepática, com acúmulo na circulação de bilirrubina não conjugada ou indireta e da bilirrubina conjugada ou direta = 1,0 ponto
- Pós-hepática ou obstrutiva, que se caracteriza pela diminuição da capacidade de excreção da bilirrubina (colestase extra-hepática), com acúmulo na circulação de bilirrubina conjugada ou direta = 1,0 ponto
Obs.: 0,5 ponto para cada classificação e 0,5 ponto para cada caracterização correta de cada classificação. (valor: 3,0 pontos)
d) Para definir o tipo de icterícia presente e, conseqüentemente, sua origem, os exames laboratoriais que devem ser realizados são: 1) Quantificação da bilirrubina total, direta e indireta no soro = 2,0 pontos 2) Determinação da atividade sérica das enzimas hepáticas: alanina aminotransferase (ALT), aspartato
aminotransferase (AST), fosfatase alcalina (FA ou ALP) e gama glutamiltransferase (GGT) = 1,0 ponto
3) Hemograma = 0,5 ponto
4) Exame de urina = 0,5 ponto

Obs.:À referência de realização de exames da bioquímica sérica = 0,5 ponto. Caso se mencione pelo menos uma das enzimas hepáticas = 1,0 ponto. (valor: 4,0 pontos)

Questão 38 (componente específico) – O manejo do rebanho bovino, com aptidão de corte, costuma ser extensivo. Portanto, a detecção do estro é mais difícil do que no rebanho leiteiro, além do que, a presença do bezerro ao pé da vaca e as influências sazonais podem deprimir ou bloquear a ciclicidade destes animais. Estes fatores contribuem para a ocorrência de maior intervalo entre partos, especialmente quando se utiliza estação de monta. Se as vacas não retornarem à atividade ovariana dentro da estação de monta, deixarão de conceber e serão descartadas. Com o intuito de melhorar este panorama, muitas propriedades optam por utilizar a inseminação artificial (IA), mas nem sempre obtêm os resultados esperados.
Tendo em vista o panorama descrito, responda:
a) Qual é o principal fator que contribui para o insucesso da IA em vacas cíclicas? (valor: 3,0 pontos)
b) Que técnica de controle reprodutivo pode ser associada à IA para melhorar sua eficiência? (valor: 3,0 pontos)
c) Cite pelo menos três vantagens que a IA pode trazer para a criação de vacas de corte, em relação à monta natural. (valor: 4,0 pontos)
a) O principal fator que contribui para o insucesso da IA em vacas cíclicas é a falha na detecção do estro e conseqüente inseminação artificial em momentos inadequados em relação à ovulação.
Parcialmente correta: uso de IA em momentos inadequados = 1,5 ponto. (valor: 3,0 pontos)
b) A técnica de controle reprodutivo que pode ser associada à IA a fim de melhorar sua eficiência é a sincronização dos estros para concentrar o número de vacas em cio e diminuir o tempo gasto com a observação de cios, facilitando o uso da IA em condições de manejo intensivo. Resposta envolvendo manejo reprodutivo com estação de monta = 1,5 ponto. (valor: 3,0 pontos)
c) Nos rebanhos de corte, a IA apresenta diversas vantagens em relação à monta natural, sendo que quaisquer três dentre as abaixo citadas serão consideradas corretas:
1. redução da quantidade de touros;
2. permite o uso de sêmem de alta qualidade;
3. proveniência de touro de progênie testada;
4. aumento do valor genético do rebanho;
5. uniformização da produção de bezerros;
6. redução da possibilidade de difusão de doenças sexualmente transmissíveis;
7. escrituração mais confiável do dia do cio da inseminação;
8. melhoria do sistema de registro reprodutivo do rebanho.
Para a resposta que registre duas possibilidades previstas na grade = 3,0 pontos. À menção de uma única possibilidade = 2,0 pontos. (valor: 4,0 pontos)
Questão 39 (componente específico) – O leite, do ponto de vista biológico, pode ser considerado um dos alimentos mais completos por apresentar, entre outras características, altos teores de proteínas e sais minerais. Segundo o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal – RIISPOA – “entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas”. Para fins de abastecimento público, o leite deve ser pasteurizado, termo dado em homenagem a Louis Pasteur, que pesquisou este processo, em meados do século XIX.
Com relação ao assunto em pauta, responda:
a) Em que consiste o processo de pasteurização do leite? (valor: 2,5 pontos)
b) Qual é o objetivo da pasteurização do leite? (valor: 2,5 pontos)
c) Quais os processos de pasteurização permitidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento?

(valor: 2,5 pontos) d) Qual o processo de pasteurização mais empregado em laticínio de pequeno porte? (valor: 2,5 pontos)

a) O processo de pasteurização do leite consiste no aquecimento do leite à temperatura superior a 60 ºC por determinado período de tempo, seguido de resfriamento rápido. 1,0 ponto à menção de aumento de temperatura; 1,0 ponto para as respostas que se refiram ao resfriamento precedido de aumento de temperatura; e 0,5 ponto para menção de temperatura superior a 60 °C. (valor: 2,5 pontos)
b) A pasteurização do leite tem por objetivo eliminar microrganismos patogênicos eventualmente presentes no leite e aumentar sua vida útil, pela eliminação de microrganismos. 2,0 pontos para a citação de destruição de microrganismos patogênicos; e 0,5 ponto para menção do aumento de vida útil. Para a referência a microrganismos = 1,0 ponto. (valor: 2,5 pontos)
c) Os tipos de pasteurização previstos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento são:
1. pasteurização lenta (Low Temperature, Long Time – LTLT), à temperatura de 65 °C durante 30 min;
2. pasteurização de curta duração (High Temperature and Short Time – HTST), entre 72 a 75 °C, durante 15 a 20 segundos. 2,5 pontos para a resposta que mencione os itens 1 e 2, não sendo necessário apontar a temperatura e a duração do processo. Quando apenas um deles é apontado = 1,5 ponto. (valor: 2,5 pontos)
d) O processo de pasteurização mais empregado em laticínio de pequeno porte é o de pasteurização lenta. (valor: 2,5 pontos)
Questão 40 (componente específico) – A influenza aviária é uma enfermidade viral cujos prejuízos dependem das características biológicas do microrganismo, das infecções intercorrentes, do estresse ambiental e da idade da ave. As conseqüências podem variar, como baixa taxa de morbidade ou alta taxa de mortalidade, aproximando-se de 100%. Em geral, as manifestações clínicas mais comuns são depressão, redução no consumo de ração e na produção de ovos, tosse, espirro, corrimento nasal, edema de cabeça e face, cianose e diarréia. Em casos agudos, as aves são encontradas mortas sem manifestações clínicas anteriores. Quando há lesões, pode-se observar necrose multifocal, edema e hemorragia de cristas e barbelas, pneumonia, petéquias na gordura envolvendo o coração e nas glândulas do proventrículo, além de hemorragia subcutânea. Assim sendo, pergunta-se:
a) Esta enfermidade já foi diagnosticada no Brasil? Há vacina contra esta enfermidade disponível no mercado nacional? (valor: 1,0 ponto)
b) Cite duas conseqüências sociais resultantes da ocorrência de um surto desta enfermidade em um país que apresenta avicultura desenvolvida. (valor: 2,0 pontos)
c) Cite duas conseqüências econômicas resultantes da ocorrência de um surto desta enfermidade em um país que apresenta avicultura desenvolvida. (valor: 2,0 pontos)
d) Quais são as medidas essenciais para controle dessa enfermidade no caso da ocorrência de um surto? (valor: 5,0 pontos)
a) A influenza aviária não foi diagnosticada no Brasil e não há vacina disponível no mercado nacional contra tal enfermidade. 1,0 ponto para a resposta disposta na grade e 0,5 ponto quando apenas um dos quesitos é apontado. (valor: 1,0 ponto)
b) Em um país que apresenta avicultura desenvolvida, na ocorrência de um surto de influenza aviária, vários são os efeitos, sendo que quaisquer duas dentre as conseqüências sociais citadas abaixo serão consideradas corretas:
• temores relacionados à saúde pública;
• danos à imagem do produto (frango);
• mudança de rotina nas regiões afetadas;
• desemprego provocado pela “quebra” de empresas e descontinuidade nos abates.
Para duas possibilidades mencionadas, dentre as dispostas na grade = 2,0 pontos. Quando apenas uma possibilidade é mencionada  = 1,0 ponto.         (valor: 2,0 pontos)
c) Em um país que apresenta avicultura desenvolvida, na ocorrência de um surto de influenza aviária, vários são os efeitos, sendo que quaisquer duas dentre as conseqüências econômicas citadas abaixo serão consideradas corretas:
• sacrifício das aves afetadas na região do perifoco;
• lucro cessante com o seqüestro de carcaças nos abatedouros e nos portos;
• lucro cessante com o despovoamento e impossibilidade de alojamentos de aves;
• quedas no consumo interno e, conseqüentemente, nos preços da carne de frango;
• perdas devido à impossibilidade de cumprimento de contratos, sejam estes em nível nacional ou internacional (de exportação);
• lucro cessante com interrupção de atividades;
• aumento do custo de produção.
Para duas possibilidades mencionadas, dentre as dispostas na grade = 2,0 pontos. Quando apenas uma possibilidade é mencionada = 1,0 ponto.         (valor: 2,0 pontos)
d) No caso da ocorrência de um surto de influenza aviária deve-se implantar a interdição imediata da propriedade e executar o sacrifício de todas as aves, bem como promover destino adequado às carcaças e à cama utilizada nos aviários. Concomitantemente, todas as propriedades localizadas em um raio de 3 km (zona de proteção) e de 7 km a partir desta (zona de vigilância) devem ser monitoradas. Posteriormente, devem ser realizadas desinfecções eficientes, devendo-se adotar o vazio das instalações, até que aves sentinelas (SPF) mantenham status de negatividade. Com relação aos transeuntes, há ampla necessidade de banho na entrada e na saída da granja, bem como de troca de roupas e de calçados e de desinfecção dos veículos utilizados. (valor: 5,0 pontos)
Dos 5,0 pontos possíveis, observe-se o seguinte sub-escalonamento para atribuição das notas:
- 2,0 para menção de sacrifício dos animais;
- 1,0 para menção ao destino das carcaças, resíduos e dejetos;
- 1,0 para menção de notificação obrigatória;
- 1,0 para menção à presença de aves sentinelas e desinfecção.